Receita - Panetone light e sem glúten

Bom dia meninas!

O Natal está chegando, e é super comum nós ficarmos com medo de engordar por conta das comemorações, ceias, bebidas, docinhos e etc, não é mesmo?!
Por isso mesmo vim aqui pra dar uma dica que foi (e será) a minha salvação do final do ano! Uma receitinha (mas devo dizer, não tão simples) de panetone light e sem glúten! Na hora de manter a dieta, vale tudo, ainda mais se for com uma receitinha do bem, não é mesmo?!
Vamos aos ingredientes então:

- 150gr de fubá
- 150gr de fécula de batata (pode ser encontrado na Mundo Verde ou no Coisas da Terra)
- 250gr de farinha de mandioca branca peneirada e fina
- 100gr de fermento biológico
- 200gr de manteiga ou margarina culinária
- 200gr de açúcar
- 300ml de água
- 15 g de mel
- 8 gemas
- 10 g de sal
- 250 g de frutas cristalizadas
- 150 g de uvas passas
- 1 pitada de vanilina ou aroma de baunilha
- Raspas e suco de 1 laranja
- Água até dar o ponto

Modo de preparo
Numa vasilha, misture bem: 100 g de farinha, o fermento, 50ml de água, 1 colher de sopa de açúcar e o sal. Deixe descansar por 30 minutos até ficar com uma aparência de esponja. Em seguida, adicione o restante dos ingredientes, fazendo uma massa bem macia, mas que não grude nas mãos. Por fim coloque as frutas cristalizadas e as uvas passa e deixe a massa descansar coberta por um pano durante 20 minutos. Em seguida divida essa massa em quatro porções e coloque nas formas de papel. Deixe descansar novamente até atingir o dobro do tamanho. Leve ao forno pré-aquecido a uma temperatura de 180 graus até assar.
Essas forminhas de papel podem ser encontradas em lojas que vendem acessórios para cozinhar, como a Manduri, por exemplo. Você pode dividir em quatro porções de pequenos panetones (como manda as instruções) ou usar um forma maior e colocar toda a massa nela!



Divirtam-se e foco na dieta!! O Verão tá aí meninas =))

Beijinhos da Personal Trainer,
Camila Siriani

CONVERSATION

VOLTAR
AO TOPO