Momento Fit - Alongamentos - Fazer ou não fazer?!

Boa tarde meninas!

Hoje vou esclarecer algumas dúvidas sobre os alongamentos. Já falaram muito (saiu até em revista famosa) que fazer alongamento antes de treinar prejudica a hipertrofia muscular, por isso é muito comum você ver as pessoas entrando na academia e iniciando direto a musculação. Outra coisa que sempre falam por aí é que "tem que alongar" para não correr o risco de sofrer lesão durante o treinamento.
Bom, devo dizer à vocês que as duas coisas estão equivocadas, e eu vou explicar o porquê:

1- Se o indivíduo realizar uma sessão de f l e x i b i l i d a d e , e logo depois for para um treino de hipertrofia, aí sim a capacidade da musculatura de hipertrofiar estará comprometida. Mas veja: flexibilidade é diferente de alongamento.

2- Inúmeros estudos já comprovaram que alongar antes de começar a treinar NÃO previne lesão. Isso é mito. Porém, não prejudica em nada. E então, o que fazer?!

Em uma sessão de treinamento funcional, um dos blocos é chamado de "preparação de movimento" é onde a gente aquece o corpo para começar a treinar. Dentro desse bloco, há o "alongamento dinâmico", que visa tanto o alongamento da musculatura, quanto o aquecimento da mesma. Dessa forma, nosso corpo fica preparado para encarar o treino do dia. Esses alongamentos (de 2 a 4 exercícios por sessão) nunca são estáticos (parados), ou seja, sempre são realizado em movimentos pois dessa forma nós potencializamos o alongamento e aquecimento da musculatura.
No final do treino, todos os meus alunos recebem o alongamento passivo (eu que faço neles), para alongar a musculatura que ficou enrijecida com o treino e ao mesmo tempo, gerar relaxamento.

Para prevenir lesão, existe um bloco específico no treinamento funcional. Mas essa é conversa para um outro post, ok? (rs)

Tiramos umas fotos de alongamentos dinâmicos que vocês podem fazer antes de começar a treinar:



Sallutem CTP:
Avenida Gioconda Cibin, 104 - Americana 

Tel: 19 3043-0567



CONVERSATION

VOLTAR
AO TOPO