Momento Fit - Treino Aeróbio - Parte I

Bom dia meninas! ♥
Toda segunda-feira a preguiça pega a gente de jeito não é mesmo?! Mas mesmo com tanta preguiça, precisamos vencê-la para fazer tuuudo o que temos que fazer. E sem brincadeira, treinar na segunda-feira logo pela manhã dá ânimo para encarar a semana todinha!!! E vejam só, a Camila (minha personal trainer) me contou que não é só disposição que eu ganho não, tem uma coisa muito importante que o treino aeróbio faz e que eu não sabia! Ela vai contar tudinho para vocês:



O treino aeróbio, ao contrário de muitos comentários que escutamos por aí, é de total importância, não só para "aquecer o corpo" antes do treino, mas por desenvolver condicionamento físico, "limpar" nosso organismo das gorduras ingeridas e "criar" novos vasos sanguíneos no nosso coração. Ok, muita informação certo? Então vamos por partes:
Começaremos pela "limpeza" do nosso organismo. Na nossa corrente sanguínea estão circulando, entre outras coisas, Colesterol LDL (ruim), Colesterol HDL (bom) e macrófagos que são células que fagocitam, ou seja, absorvem o LDL. Quando ingerimos gorduras, aumenta o número de LDL em nossa circulação, e esse LDL vai se depositando nas paredes dos vasos sanguíneos. Em um ou dois dias, o LDL "entra" na parede do vaso, e os macrófagos muito espertos, vão atrás dele para ver o que está acontecendo. Por trás da parede do vaso, os macrófagos fagocitam (engolem) o LDL. Contudo, o LDL destrói esses macrófagos e se transformam em uma gosma que fica presa para sempre no seu vaso sanguíneo. Com o tempo, o sedentarismo e a má alimentação aumentam essa camada de gordura (nojenta) e faz com que o diâmetro do vaso sanguíneo diminua e o sangue passe com dificuldade pelo pequeno espaço e isso pode causar inúmeros problemas cardíacos e inclusive, a morte. (OMG!!!)
A notícia boa é que, quando você ingere gordura, o LDL não entra de uma vez na parede do vaso. Como eu disse acima, ele permanece na parede por um ou dois dias e é aí que entra o Treino Aeróbio. Quando treinamos de maneira moderada à intensa, o sangue passa com mais velocidade pelos vasos sanguíneos e aumenta o número de HDL e Óxido Nítrico na corrente sanguínea. Essas duas moléculas "varrem" as paredes dos vasos, levando todo o LDL embora. Esse óxido nítrico permanece em nosso organismo por 24 horas, portanto, quando esse tempo acabar, é preciso treinar novamente.
O remédio é simples. Levante do sofá e vá caminhar na rua, correr, andar de bike, seja lá o que for. Não só para ter o corpinho bonito, mas para prevenir doenças cardíacas SERÍSSIMAS!!

Nós dividiremos esse assunto em 3 posts e ao fim, contarei um segredinho de como conseguir correr 5 km de maneira simples e eficiente!

Aguardem!!! E ótima semana




CONVERSATION

VOLTAR
AO TOPO