Dieta com 0 de carboidratos - Certo ou errado?

Os carboidratos são componentes extremamente comuns na alimentação humana, respondendo por grande parte da carga calórica de nossas refeições. Os carboidratos convertem-se em açúcares e sacarídeos durante a digestão, de modo que geram um rápido e intenso aumento da taxa glicêmica. Dessa forma, contribuem para o ganho de peso e fornecem uma saciedade pouco duradoura. Essas características levam muitas pessoas a adotar uma dieta sem carboidrato.
Parte da argumentação em favor das dietas sem carboidrato baseou-se sempre na chamada dieta paleolítica. Segundo os defensores desse argumento, a dieta do homem pré-histórico era naturalmente carente de carboidratos.

http://www.sallutemctp.com.br

As dietas sem carboidrato estão longe de qualquer consenso na comunidade médica. Na verdade, as críticas a essas dietas são extremamente abundantes, incluindo acusações de ineficiência e de prejuízos à saúde em geral.
Muitos argumentam que a perda de peso observada no início de uma deita sem carboidrato deve-se sobretudo à eliminação de água que se associa às reservas de glicogênio, de modo que a dieta não provoca real emagrecimento. Outra hipótese é que a dieta sem carboidrato simplesmente diminui o interesse das pessoas na comida, e por isso não passa de um meio de estimular um consumo menor de calorias.

A verdade é que não há milagres. Essas dietas precisam ser acompanhadas por nutricionistas. Os carboidratos são fonte de energia para o nosso organismo, e a falta deles pode trazer risco de morte.

Quer saber como mudar seus hábitos alimentares?
Agende uma consulta com nosso nutricionista. Ligue: 3043-0567

Equipe Sallutem CTP
Av. Gioconda Cibim, 104, Jd Brasilia - Americana
WhatsApp: (19) 99366-4130

CONVERSATION

VOLTAR
AO TOPO